
O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, disse ver com “bons olhos” a proposta da empresa Anadia Green, que se compromete a plantar 7.396 sobreiros e castanheiros na propriedade Malhada do Vale, em Marvão. A iniciativa visa compensar o abate de 1.070 árvores em Condeixa-a-Nova, onde serão construídos três parques solares.
Em declarações à Rádio Portalegre, Luís Vitorino destacou a medida como “positiva”, especialmente por revitalizar uma herdade privada abandonada no Parque Natural da Serra de São Mamede.
O abate de sobreiros em Condeixa-a-Nova, autorizado pelo Governo de Luís Montenegro, foi justificado pela “imprescindível utilidade pública” do projeto fotovoltaico, que visa promover a descarbonização e a segurança energética de Portugal.
O empreendimento, avaliado em 18,5 milhões de euros, também promete gerar empregos.
A área de compensação em Marvão substituirá o atual pinhal por um povoamento puro de sobreiros e castanheiros, promovendo a sustentabilidade florestal.
Segundo um despacho publicado no Diário da República, o projeto será acompanhado pelo ICNF, garantindo o cumprimento do plano de gestão e reforçando o compromisso com a recuperação ambiental da região.