MarvÃo

Marvão: Aula Aberta bilingue sobre Identidade Municipal assinala 126 anos da Restauração

Marvão assinala, quarta feira, dia 24 de janeiro, 126 anos da Restauração, com um programa especialmente dedicado aos marvanenses e à “crescente” comunidade estrangeira residente no concelho.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vice presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, disse que o programa comemorativo tem inicio pelas 10:30 da manhã de quarta feira, na Casa da Cultura, com uma Aula Aberta subordinada ao tema “A Identidade Municipal de Marvão. 24 de Janeiro: o dia da Restauração do Concelho” com versão bilingue, para que a comunidade estrangeira residente em Marvão, que “felizmente tem vindo a subir” possa também conhecer a história daquele concelho alentejano.

Segundo o autarca, ainda durante a manhã a comemoração incluí uma visita guiada à renovada exposição “O Marvanense José Carrilho Videira”, patente no Museu Municipal.

No período da tarde, Luís Costa destacou a conferência com professor Sérgio Campos sobre “As primeiras eleições autárquicas em democracia”, a realizar na Casa da Cultura, a partir das 18:30 e a fechar as comemorações um apontamento pirotécnico, a partir do Castelo de Marvão, com início previsto para as 20:00.

A restauração do concelho de Marvão ocorreu em 1898 e representa a recuperação da independência política após uma reorganização administrativa que anexou Marvão a Castelo de Vide, com o objetivo de racionalizar recursos financeiros e humanos.

Esta situação durou três anos, altura em que Marvão voltou a ser reintegrado na divisão administrativa municipal e foi desanexado do concelho vizinho.

A autonomia municipal foi recuperada a 24 de janeiro, data em que, anualmente, o município de Marvão evoca a memória e comemora o simbolismo de uma importante parte da história do concelho.