Img 6761

Marvão: capital da castanha é durante o fim de semana o maior magusto do país

Quatro mil quilos de castanha e mais de mil litros de vinho da talha fazem as delicias dos milhares de visitantes que, este fim de semana, rumam a Marvão, vila que celebra a 39ª edição da Feira da Castanha.

Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, disse que a Feira da Castanha distingue este concelho do Alto Alentejo, pela sua singularidade, o que se traduz num evento de referência, que anualmente enche as ruas da vila.

Segundo o autarca, este patamar de “excelência” foi alcançado pela qualidade dos produtos, diretamente da serra para a banca e que não se encontram nas grandes superfícies comerciais.

Luís Vitorino sublinha ainda o facto da Feira da Castanha representar um importante “encaixe financeiro” para os produtores locais.

Lino Gonçalves e Maria José Pires, produtores das freguesias de Porto da Espada e Alvarrões, no concelho de Marvão, ainda não falharam uma edição da Feira da Castanha.

Castanhas, nozes, maçãs, farinha de castanha, licores e doces são os produtos que têm nas bancas, instaladas na tenda dos produtores.

A Feira da Castanha, organizada pelo município local, tem três magustos localizados em sítios estratégicos da histórica vila e assume-se ainda como um evento cultural único, repleto de animação de rua, com atuações de grupos de bombos, folclore, cante alentejano, fanfarras, artes circenses e de música popular portuguesa, onde se destacam os espetáculos, no Largo do Terreiro, com Miguel Azevedo e Raio dos Cachopos (sábado), Saúl e Verde Maio (domingo).

A entrada na Feira da Castanha, que decorre até domingo, custa um euro, a receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Paralelamente a este certame, realiza-se, a partir até ao dia 26 de novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.