25 Abril 2021

Marvão: exposição “No coroção do 25 de Abril” abre comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos

Marvão comemora os 50 Anos do 25 de Abril, com um programa que convida a população a viajar pela memória da vida, antes e depois, da Revolução dos Cravos.

A fotografia foi a forma de arte escolhida para abrir o programa de iniciativas, com a inauguração da exposição “No coração do 25 de Abril”, de Veloso Amaral, que estará patente na antiga sede da Junta de Freguesia de Santo António das Areias, a partir de sábado e até 13 de junho.

Esta exposição é inaugurada no sábado, pelas 15:00, com a presença de Veloso Amaral.

No dia 25 de abril, Marvão assinala a data que recuperou a democracia no País com uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, pelas 09:00, seguida do desfile da Banda da União Artística de Castelo de Vide até aos Paços do Concelho, local que recebe ainda a cerimónia do hastear das bandeiras e, pelas 10:45, a declamação de Poemas d’Abril por alunos do Agrupamento de Escolas de Marvão, sendo servido, no final, um Marvão d’Honra.

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril estende-se a Santo António das Areias, onde, pelas 11:30, a Banda União Artística de Castelo de Vide desfilará até à Junta de Freguesia, onde se realizará uma cerimónia de hastear das bandeiras, seguida de uma arruada.

Pelas 21:30, o Centro Cultural e Recreativo de Santo António das Areias acolhe um espetáculo musical da Brigada 14 de Janeiro, onde a música de intervenção será o mote para a reflexão acerca da importância da Revolução para a liberdade de expressão artística, de pensamento e de consciência.