O Município de Marvão inaugurou, este sábado, a edição 40 da Feira da Castanha/Festa do Castanheiro, que decorre durante o fim de semana, naquela vila do Alto Alentejo.
Na cerimónia de abertura, presidida pelo secretário de Estado da Agricultura, João Moura, o governante disse que este é um evento fundamental para a valorização do território e das atividades rurais do país.
Questionado sobre o que está a ser feito para combater as doenças que têm afetado os castanheiros na região, João Moura disse que os cientistas do Ministério da Agricultura, estão a “tentar dar resposta às ameaças de fungos e parasitas” detetados nas árvores.
Na sessão de abertura, que decorreu na tenda dos produtores, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino mostrou-se orgulhoso em celebrar a 40ª edição da Feira da Castanha, que é o retrato da tradição e autenticidade de um território, um evento de sucesso que é o “grande ponto de encontro do melhor que faz no mundo rural no Alto Alentejo e na zona raiana”.
Luís Vitorino destacou ainda o cariz solidário da Feira da Castanha, cuja receita permitiu a aquisição de uma nova viatura para os Bombeiros locais.
Quatro mil quilos de castanha e 1200 litros de vinho vão estar ao dispor dos visitantes, na 40ª edição da Feira da Castanha.
No certame, promovido pelo município local, a castanha é toda de produtores do concelho de Marvão, um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), com caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.
Para além dos três magustos e da animação musical, a feira apresenta vários stands com produtos como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.