Meteorologia Alerta Para A Possibilidade De Chuva Forte Em Natividade E Regiao Noroeste 1578595838

Mau tempo: Proteção Civil avisa para cuidados redobrados

A autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população face ao agravamento das condições meteorológicas, previsto para esta quinta feira, com a previsão de chuva forte e persistente e vento com rajadas que podem atingir os 70 km/h.

Segundo a ANEPC, os episódios de precipitação intensa e vento forte estão normalmente associados à ocorrência de inundações em zonas urbanas, ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; movimentos de massa motivados pela infiltração da água e piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água.

Como medidas preventivas a ANEPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards, especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, adotar uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

O aviso, que chegou às redações esta quarta feira, tem em conta a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas.

Esta quinta feira 13 distritos de Portugal Continental, onde se inclui Portalegre, estão sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva e vento forte.