Chuva

Mau tempo: Proteção Civil emite aviso à população

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, face à previsão de chuva forte para as próximas 48 horas.

A ANEPC chama a atenção para os efeitos expetáveis, nomeadamente a ocorrência de inundações em zonas urbanas, movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros), piso rodoviário escorregadio e arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou deficientemente fixados.

Para minimizar os efeitos, das condições atmosféricas adversas, a ANEPC aconselha a adoção medidas preventivas, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e uma adequada fixação de estruturas soltas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Na estrada deve adotar-se uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual formação de lençóis de água nas vias e não atravessar zonas inundadas.