O Museu da Polícia Judiciária atribuiu o grande prémio SOS Azulejo 2022-23 ao projeto “Monforte Sacro”, levado a cabo pela Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia de Monforte.
O projeto implicou um investimento de cerca de 800 mil euros e permitiu a inventariação de um espólio constituído por cerca de 15.000 azulejos setecentistas e a reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, agora revestida com painéis e azulejos sobre a vida e milagres da Rainha Santa Isabel.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem mostrou-se “orgulhoso” com a distinção atribuída ao projeto “Momforte Sacro”.
Gonçalo Lagem adiantou que o novo espaço museológico tem recebido uma média de 10 visitantes por dia, desde a sua inauguração, em outubro de 2023.
Os trabalhos de inventariação da totalidade dos painéis de azulejos, a cargo da Câmara de Monforte, arrancaram em 2012, seguiu-se posteriormente a obra de reabilitação da Igreja do Espírito Santo, templo religioso que acolhe o espólio de azulejos.
Os azulejos, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, estavam colocados na Igreja do antigo Convento do Bom Jesus, em Monforte, um dos mais notáveis mosteiros femininos do Alto Alentejo, demolido em 1945/46.