Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Psp Namoro

“No Namoro Não Há Guerra”: PSP alerta jovens para a prevenção da violência

“No Namoro Não Há Guerra” é o tema da operação de sensibilização que a PSP está a desenvolver, junto da população escolar, para assinalar o Dia dos Namorados, que se comemora esta sexta feira, dia 14 de fevereiro.

Em comunicado, enviado à Rádio Portalegre, a PSP adianta que, a nível nacional, entre 2019 e 2023, foram registadas 9.923 denúncias de violência no namoro, das vítimas identificadas, 78% são do sexo feminino (1.063).

No documento lê-se que a violência nas relações de namoro pode assumir as vertentes física, psicológica ou emocional, social, sexual e económica, sendo normalmente a que mais se evidencia a violência psicológica e/ou emocional. Injuriar, ameaçar, ofender, agredir, humilhar, perseguir ou devassar a intimidade são formas dessa violência.

Segundo a PSP, verificam-se ainda alguns comportamentos, principalmente entre casais mais jovens, que também se traduzem em situações de violência. A polícia sublinha que não é aceitável que o(a) parceiro(a) queira controlar aquilo que o outro veste ou com quem se relaciona, nomeadamente o círculo de familiares/amigos e com quem socializa nas redes sociais.

Tanto as vítimas, como as pessoas que lhes são mais próximas, devem estar atentas a sinais de pressão constante para que se isolem do seu núcleo de família e amigos e vivam, cada vez mais, em função da vontade do agressor.

A operação “No Namoro Não Há Guerra”, a decorrer até 21 de fevereiro, tem como principal objetivo promover ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (faixa etária dos 13 aos 18 anos), através dos polícias das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), subordinadas à temática da violência doméstica e da violência no namoro.

As vítimas, testemunhas ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento da situação, devem apresentar queixa em qualquer Esquadra da PSP, nas Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica ou procurar ajuda junto das Equipas do Programa Escola Segura.

Pode também ser solicitado apoio/sinalizadas situações através de escolasegura@psp.pt ou violenciadomestica@psp.pt.