A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), revelou ter sido detetado em bovinos um novo serotipo do vírus da língua azul, no distrito de Portalegre.
Numa nota publicada no seu site na internet, a DGAV escreve que “a 28 de novembro de 2024, foi confirmado pelo INIAV, a presença do serotipo 8 do vírus da língua azul, em efetivo bovino do distrito de Portalegre”.
A DGAV avança ter sido notificada de quatro explorações de bovinos afetadas pelo vírus da língua azul no distrito de Portalegre, com um total de 123 animais com sintomas da doença.
Ponte de Sor, com 51 animais com sintomas do vírus da língua azul, Avis, com 37, e Nisa, com 22, são os concelhos mais afetados do Alto Alentejo.
A febre catarral ovina ou língua azul é uma doença viral, de notificação obrigatória, que afeta os ruminantes e não é transmissível a humanos, sendo a sua transmissão feita através de um mosquito. A doença não afeta a qualidade da carne, do leite ou dos seus derivados que possam vir de animais infetados.