Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Autoestrada vazia

Alto Alentejo: não há dinheiro para obras rodoviárias anunciadas

O anúncio de investimentos rodoviários feito pelo Governo trouxe esperança para o distrito de Portalegre, cuja ligação por autoestrada ainda carece de orçamento para avançar.

Apesar de reconhecida como prioritária na Resolução do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República, a iniciativa, assim como outras intervenções na região, como a conclusão do IC13 e a ligação de Ponte de Sor à A23 pelo IC9, aguarda definição financeira para sair do papel.

No total, foram identificadas como prioritárias 31 intervenções em estradas de Portugal, mas apenas oito desses projetos têm, até o momento, verbas previstas para a execução.

O montante de 446,7 milhões de euros é reservado para obras entre 2025 e 2028, deixando muitos projetos indefinidos. Obras como a duplicação do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu e a ligação entre Sines e a A2, pelo IP8 (A26), encontram-se entre as que possuem verba assegurada.

A indefinição orçamental destaca-se como um dos principais entraves para a concretização de diversos projetos, colocando em evidência as dificuldades de concretização das promessas feitas à população.