Rp36anos
495191180 1218805883134408 2866193881072194740 n

PAN quer unificar Portalegre, Évora e Beja num único círculo eleitoral do Alentejo

O PAN apresentou na Assembleia da República uma proposta de reforma da Lei Eleitoral, que inclui a criação de um círculo eleitoral do Alentejo, composto pelos distritos de Beja, Évora e Portalegre.

Segundo a revista “Alentejo Ilustrado”, os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, pertencentes ao distrito de Setúbal, ficariam de fora desta nova configuração e seriam integrados no círculo de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo a deputada do PAN, Inês Sousa Real, citada pela revista, o objetivo da reforma é garantir que os votos dos eleitores sejam mais fielmente representados no Parlamento.

De acordo com os dados apresentados, nas eleições legislativas de maio de 2025, mais de 655 mil votos não foram convertidos em mandatos, o que corresponde a cerca de um em cada dez votos expressos.

Além da criação do novo círculo do Alentejo, a proposta prevê a redução dos círculos eleitorais de 22 para 10, reorganizando o território continental em seis grandes círculos eleitorais: Lisboa e Vale do Tejo, Grande Porto, Centro, Norte, Algarve e Alentejo.

Outros três círculos seriam dedicados às regiões autónomas dos Açores e da Madeira, à emigração e a um círculo nacional de compensação, que distribuiria mandatos de forma proporcional aos votos a nível nacional, equilibrando a representação partidária.

A proposta sugere ainda que círculos maiores poderiam minimizar os efeitos do método de Hondt, que tende a favorecer partidos mais votados em círculos pequenos.