Logonatal
Ro2324htt1143

Pilotos “invadem” Fronteira em batalha de motores

Quase 300 pilotos, distribuídos por 75 equipas, 27 das quais estrangeiras, vão alinhar na edição deste ano das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A corrida vai decorrer entre as 15:00 de sábado (7 dezembro) e a mesma hora de domingo (8 dezembro).

De entre as equipas presentes destaque para a formação de Alexandre Andrade, recordista de vitórias, em Fronteira, com oito triunfos. O piloto luso-francês, filho de Mário Andrade, um dos pilotos mais emblemáticos das 24 Horas TT Vila de Fronteira, volta a ser acompanhado por Cédric Duplé, Yann Morize e Florent Charvot, ao volante do A.C. Nissan Proto

Outra formação que merece destaque, é liderada pelo piloto português, Rui Carneiro (MMP), que nunca venceu em Fronteira, mas que este ano faz equipa com Laurent Poletti e Ronald Basso, que ganharam em 2022 e arrecadaram um segundo lugar na última edição.

A equipa letã composta por Igor Skoks, Rudolfs Skoks e Arvis Pikis, em Mitsubishi Pajero, com dois segundos lugares e um triunfo em 2017, é outra das formações a ter em conta.

Gustavo Moura e Gustavo Neto Moura (MMP) regressam a Fronteira, depois do terceiro lugar alcançado em 2023, desta vez na companhia de Maria Luís Gameiro, que já confirmou presença no Rally Dakar 2025.

A edição de 2024, da prova de resistência de todo o terreno mais famosa da Europa, vai ainda contar com a participação de duas equipas compostas exclusivamente por mulheres, nomeadamente, Maria João Sequeira, Teresa Serrano, Rafaela Carriço e Filipa Realinho, num Mazda Proto, e Carolina Santos, Margarida Pereira, Paula Moura e Bianca Silva (Can-Am).

A primeira edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, disputada em 1998, foi ganha pelos pilotos Miguel Farrajota, Bianchi Prata e Bernardo Vilar.

Com 25 edições já realizadas, a prova foi cancelada uma única vez, no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19.