Na tradicional mensagem de ano novo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou para os números da pobreza, um problema que “a democracia não conseguiu resolver” e que afeta dois milhões de portugueses.
O chefe de Estado defendeu um país com mais igualdade, social e territorial, mais educação, melhor saúde e melhor habitação.
Para isso, segundo Marcelo Rebelo de Sousa “precisamos de qualificar mais os recursos humanos, inovar mais, competir com mais produtividade”.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e as eleições autárquicas, marcaram ainda o discurso do Presidente da República, que disse esperar que “os dezasseis mil milhões do PRR que temos para gastar nos próximos dois anos, sejam mesmo usados” e lembrou que “em 2025, o Povo será o juiz supremo da nossa resposta perante tantos desafios. Desde logo, nas eleições para o Poder Local no fim do ano”.