Dia Do Politecnico De Portalegre

Politécnico de Portalegre reúne comunidade académica e parceiros para comemorar aniversário

O Dia do Politécnico de Portalegre assinala-se a 25 de novembro (sábado). Este ano, as comemorações têm lugar no dia 27 (segunda feira), realizando-se a sessão comemorativa, à tarde, no Campus Politécnico.

Profere a lição de sapiência o Professor António Sampaio da Nóvoa, antigo reitor da Universidade de Lisboa, candidato independente às eleições presidenciais de 2016 e ex-embaixador de Portugal na UNESCO.

A ocasião ficará ainda marcada por vários momentos: desde a homenagem aos trabalhadores aposentados este ano e aos que têm 25 anos ao serviço da instituição, passando por um momento musical, a cargo do quinteto de sopros Euterpe Five, e pela apresentação da coleção de cerâmica “Bailarinas – Portalegre e os seus símbolos”, que a ceramista Maria João Sampaio produziu à mão para o Politécnico de Portalegre. 

Estão previstas as intervenções institucionais da representante dos estudantes, Bárbara Cotovio; do presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures; do presidente do Conselho Geral, Hugo Hilário, e da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes.

Como é habitual haverá espaço para algumas surpresas, dinâmicas e momentos de partilha próprios de uma instituição que se quer jovem, viva e comprometida com as suas pessoas e o seu território.

Durante a manhã, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, é dado a conhecer o nome que fica associado ao auditório da ESECS, na cerimónia de descerramento da placa alusiva à nomeação.

De seguida, tem lugar o lançamento da tisana “Saber by Politécnico de Portalegre”, que resulta da parceria com a empresa Da Avó e da conjugação de três plantas recolhidas na Serra de São Mamede.

Enquadrada na comemoração do Dia do Politécnico, está patente nos Serviços Centrais uma mostra de pintura coorganizada com o Atelier das Artes de Portalegre: a exposição “Saudade”, do artista plástico Nuno Ezequiel, antigo aluno do IP Portalegre. A inauguração realiza-se quinta-feira, dia 23, pelas 18 horas.