
Após Braga e Cascais, o concelho de Ponte de Sor foi escolhido como anfitrião do 3º Congresso da Transparência, evento que valoriza as boas práticas na administração pública. A iniciativa acontecerá na próxima segunda-feira, a partir das 09:00, no Centro Cultural de Montargil.
Em declarações à Rádio Portalegre, Guillermo Lera, porta voz da organização, disse que objetivo principal da iniciativa é o de debater e implementar práticas que assegurem uma gestão pública mais clara e ética.
Além disso, procuram criar uma cultura de confiança mútua entre os órgãos públicos e a comunidade, estimulando maior envolvimento cívico.
O congresso, baseado no índice de transparência desenvolvido pelas empresas Dyntra e Ogov, irá abordar o papel da transparência em diversos setores da sociedade. Contará com painéis apresentados por oradores de renome, como os deputados Ana Abrunhosa (PS), António Rodrigues (PSD) e Eduardo Teixeira (CHEGA), além de figuras como Mário Tavares e Pedro Dominguinhos, ligados ao Plano de Recuperação e Resiliência.
O evento terminará com a apresentação de “boas práticas” municipais e premiará as melhores câmaras por distrito e a nível nacional.
Reconhecida pelo seu desempenho, Ponte de Sor destaca-se no ranking nacional como a segunda melhor Câmara Municipal de Portugal em territórios com menos de 30.000 habitantes, e líder no Alentejo.