Logo35anos
Moinho

Ponte de Sor: Município inaugura hoje um centro interpretativo dedicado aos moinhos

O Município de Ponte de Sor vai inaugurar, este sábado, um centro interpretativo dedicado aos moinhos, após um investimento de cerca de 560 mil euros.

A nova valência está instalada numa antiga escola básica em Foros do Arrão, concelho de Ponte de Sor, reabilitada para acolher o centro interpretativo dedicado à molinologia.

De acordo com o município de Ponte de Sor o Centro Interpretativo de Molinologia de Foros do Arrão (CIMFA) é um equipamento cultural que tem como objetivo mostrar aos visitantes a “forte ligação histórica” do concelho e, em particular, do território de Foros de Arrão, aos moinhos de vento e de água, usados essencialmente para moagem de cereais.

Em declarações à Rádio Portalegre, a vereadora do município de Ponte de Sor, Sérgia Bettencourt, explica como surgiu este projeto que visa “preservar” os moinhos que estão situados no território.

Através deste centro interpretativo, segundo a autarca, vai ser possível “viajar no tempo” para compreender como surgiram os moinhos, como funcionam, os tipos de moinhos existentes, as evoluções a nível da técnica e da indústria que possibilitaram a sua evolução, não esquecendo, a cultura a eles associada e a sua ligação com o futuro.

Além deste espaço expositivo, o CIMFA permitirá também, através da sala do “Funlab”, explorar a ciência dos moinhos, numa vertente lúdico-pedagógica através de elementos interativos e da experimentação.

Após a inauguração do espaço, pelas 17:00, vai ser efetuada uma visita guiada pelo equipamento, seguindo-se, pelas 18:45, a inauguração na sala de exposições da mostra  coletiva “Sancho el Quijote – Quijote el Sancho”, numa parceria da autarquia com a Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas.

De acordo com o município, pelas 19:30, está prevista a atuação do Grupo de Danças e Tradições da Associação Forense dos Amigos da Terceira Idade, seguindo-se pelas 20:00 um jantar com animação musical.