A localidade de Foros de Arrão, no concelho de Ponte de Sor, dispõe, desde sábado, de um centro interpretativo dedicado aos moinhos, após um investimento de cerca de 560 mil euros.
A nova valência está instalada numa antiga escola básica em Foros de Arrão, reabilitada e adaptada para acolher o novo Centro Interpretativo de Molinologia.
De acordo com o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, trata-se de um projeto “muito feliz”. O autarca referiu ainda que Foros do Arrão, com este equipamento, “ganha uma vida nova no que às atividades culturais diz respeito”.
O Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão (CIMFA) é um equipamento cultural que tem como objetivo mostrar aos visitantes a “forte ligação histórica” do concelho aos moinhos de vento e de água, usados essencialmente para moagem de cereais.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Foros de Arrão, José Esporeta, este novo equipamento pode ter um “forte impacto” no futuro daquela freguesia, atraindo novos visitantes e dinamizando a economia local, por via da cultura e tradição.
A vice presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, Ana Paula Amendoeira, por seu turno, disse que este projeto, é “muito assinalável no sentido positivo”, permite juntar gerações e valorizar as raízes e conhecimento tradicional da povoação de Foros de Arrão”.
Além do espaço expositivo, o Centro Interpretativo de Molinologia permitirá, através da sala do “Funlab”, explorar a ciência dos moinhos, numa vertente lúdico-pedagógica entre elementos interativos e da experimentação.