
O presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, voltou a reconhecer que demorou muito tempo a concretizar da obra do pontão que restabelece a ligação a Foros do Mocho, em Montargil, após a estrutura existente na zona ter sido destruída pelo mau tempo em dezembro de 2022.
O autarca, que falava no domingo na inauguração do novo pontão, num investimento de um milhão e 70 mil euros, financiado a 100% por fundos comunitários, reconheceu ainda a complexidade do projeto.
De acordo com Hugo Hilário, ao longo de mais de 15 anos como autarca, este foi talvez o processo que o deixou mais angustiado e incapacitado de tomar uma decisão, no sentido de resolver no imediato o problema daquela população.
O pontão, destruído pelas intempéries de dezembro de 2022, foi construído no final da década de 50 do século passado, aquando da edificação da barragem de Montargil.
A obra levou também algum tempo a ser executada devido a questões administrativas, nomeadamente porque, no inventário patrimonial, o pontão que ruiu não se encontrava registado.
Enquanto não surgiu a nova ponte, o município gastou, mensalmente, cerca de 10 a 15 mil euros para manter as ofertas alternativas à circulação para acesso à aldeia.
Imagem: Rádio Voz Montargil