Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Aeronave A

Ponte Sor: Problemas de funcionamento no motor podem ter originado queda de aeronave

A queda de uma aeronave no aeródromo municipal de Ponte de Sor, no dia 10 de novembro, que provocou um morto e um ferido grave, estará relacionada com “problemas de funcionamento” do motor, revelou o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Numa nota informativa, publicada esta segunda feira, no seu site, o GPIAAF refere que “as evidências sugerem que o motor não estava a debitar potência no momento do impacto com o solo”.

Na mesma nota é descrito que “ás 15:45 na linha de subida da pista 21, o motor da aeronave evidenciou problemas de funcionamento, recuperando logo de seguida para rotações de potência de descolagem e, em sequência, terá perdido a potência por completo”.

O GPIAAF acrescenta que “a aeronave a sobrevoar a zona da soleira da pista 03, voltou à direita por alguns instantes num rumo oeste, seguindo-se uma volta de 270º também pela direita em descida não controlada”.

Segundo o relato do organismo, “decorrente da perda de controlo, e sem recuperar de uma atitude de nariz em baixo pronunciada, a aeronave colidiu inicialmente com a ponta direita da asa no solo, imobilizando-se a poucos metros”.

O GIAAP indica ainda que “a tripulação da aeronave acidentada manteve as comunicações bilaterais com os serviços de informação de tráfego do aeródromo e informação de voo em rota, sendo que durante todo o voo nada foi reportado sobre algum problema técnico ou limitação da tripulação ou aeronave”.

A queda da aeronave, que estava a fazer um voo de instrução, provocou a morte do instrutor, um piloto de 36 anos de idade, e ferimentos graves num aluno de 19 anos, que foi helitransportado para uma unidade hospitalar em Lisboa.