João Dias Pcp

População de Montargil tem “fechada a porta de acesso ao SNS”- deputado João Dias

O deputado do PCP na Assembleia da República, João Dias, afirmou, esta quarta feira, que a população de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, tem “fechada a porta principal de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).  

Em declarações à Rádio Portalegre, na sequência de contactos com os utentes e funcionários do Centro de Saúde de Montargil, João Dias revelou que a população daquela freguesia é servida por “um médico de família a meio tempo”, que termina o contrato no final deste mês e que já comunicou que não vai continuar a exercer naquela unidade de saúde.

O parlamentar defende que para evitar a falta de resposta do SNS o Governo deve criar incentivos, nomeadamente, melhores salários, para atrair mais médicos para as zonas do interior do país.

O comunista criticou ainda o diploma relativo ao regime de dedicação plena no SNS, aprovado em setembro em Conselho de Ministros.

Para João Dias o que o Governo pretende fazer é ”aumentar a carga de trabalho dos médicos, fazendo com que trabalhem à peça”.

Durante a deslocação ao concelho de Ponte de Sor, o deputado comunista reuniu ainda com a Comissão dos Serviços Públicos de Montargil e Foros do Arrão.