Logonatal
Alimenta Sã

Portalegre: 3700 crianças do distrito participaram no projeto Alimenta Sã

O projeto Alimenta Sã, de promoção de uma alimentação saudável e sustentável, abrangeu 3700 crianças do 1º Ciclo, dos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

A Dieta Mediterrânica, a sazonalidade dos produtos, a aproximação aos produtores locais e à agricultura em geral e o combate ao desperdício alimentar foram os temas abrangidos, com intervenções de nutricionistas junto da comunidade escolar.

O Alimenta Sã, que decorreu no último ano e meio, foi promovido pela Associação para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejo (Ader-Al), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Sôr (Leadersor) e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Na sessão de encerramento do projeto, que decorreu, esta quinta feira, no auditório do Politécnico de Portalegre, a coordenadora da Ader-Al, Isabel Abreu, destacou a abrangência do Alimenta Sã e essencialmente os bons resultados, que permitiram, por exemplo, a mudança de hábitos, com reflexo no conteúdo das lancheiras das crianças abrangidas, que passaram a conter fruta ao invés de outros produtos processados.

Isabel Abreu acrescentou que é objetivo da Ader-Al dar continuidade ao projeto, que termina no final do mês de dezembro.

Segundo a mesma responsável, o Alimenta Sã envolveu um financiamento de 170 mil euros, ao abrigo de fundos comunitários.