O antigo edifício dos Paços do Concelho de Portalegre transformado num centro documental de património, após um investimento superior a 1,3 milhões de euros, é inaugurado esta quarta feira, em cerimónia com início agendado para as 15:00.
A obra foi adjudicada em abril de 2021 e devia de estar concluída em maio do ano seguinte, mas o prazo de execução acabou por ser prorrogado, levando a que a intervenção demorasse praticamente o dobro do prazo previsto.
Os custos com a obra acabaram igualmente por sofrer uma derrapagem, uma vez que inicialmente o investimento previsto era de 840 mil euros.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, admitiu que a obra não decorreu dentro da normalidade.
Além do centro documental de património, o edifício da antiga Câmara de Portalegre vai albergar o posto de turismo da cidade.
Fermelinda Carvalho explicou que a intenção é a de “levar gente” aquela zona da cidade, que foi prejudicada com o encerramento da Sé Catedral, durante o período em que o edifício foi intervencionado, e também com a mudança da Câmara de Portalegre para junto do Jardim da Corredorura.
O antigo edifício dos Paços do Concelho, datado de 1634, está situado junto ao largo da Sé Catedral de Portalegre, destacando-se na fachada o ferro forjado das sacadas e a janela principal que ostenta na sua parte superior o escudo das armas nacionais.