Logonatal
398601351 1269519940507904 2390190121473181133 N

Portalegre: busto do Padre Marcelino Marques eterniza orgulho da comunidade de Urra pelo trabalho do pároco

O padre Marcelino Marques foi homenageado, este sábado, numa cerimónia em que foi descerrado um busto, no Largo da igreja de São Tiago de Urra, concelho de Portalegre, comunidade onde é pároco há mais de 30 anos.

Natural de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, o padre Marcelino Marques disse que foi sempre bem acolhido e “estimado” pela comunidade do Alto Alentejo. Já passou por vários concelhos do distrito de Portalegre, mas foi em S. Tiago de Urra que desenvolveu grande parte do seu trabalho de ação social.

Emocionado perante a homenagem, que partiu de um grupo de pessoas da freguesia de Urra, onde se inclui a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o padre disse que “não esperava” este reconhecimento, mas sublinhou que a missão que tem levado por diante faz parte do seu trabalho em prol do bem estar físico e espiritual das pessoas, em prol do desenvolvimento da comunidade e da região.

Marcelino Marques é o presidente do Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Urra, que acolhe várias valências e que emprega cerca de 150 pessoas, atualmente, por iniciativa do pároco, está em fase de conclusão a obra de ampliação do Centro Social, empreendimento que representa um investimento de 11 milhões de euros, uma nova resposta social destinada a idosos, que vai criar mais cerca de uma centena de postos de trabalho.

Em declarações à Rádio Portalegre, Fermelinda Carvalho, da Comissão de homenagem, disse que o busto, hoje inaugurado, da autoria da escultora Maria Leal da Costa, representa o orgulho e o reconhecimento da comunidade pelo “gigantesco” trabalho do padre Marcelino em prol da freguesia de Urra.

Centenas de pessoas, entre amigos, familiares, e entidades oficiais, associaram-se à homenagem ao padre Marcelino Marques, que culminou com um convívio no pavilhão multiusos de S. Tiago de Urra.