Orçamento

Portalegre celebra Natal, Ano Novo e Reis

O Natal, a entrada no Ano Novo e os Reis irão ser festejados, em Portalegre, com um conjunto de iniciativas e eventos para todos os gostos.

Este sábado, no Mercado Municipal decorrerá o popular Mercado de Natal, das 08:00 às 18:00, onde poderá aproveitar para fazer as suas compras para a época natalícia, de artesanato e produtos regionais.

No Jardim da Avenida da Liberdade, este sábado e domingo, decorre mais uma atividade com mostra de artesanato para o seu “sapatinho”, no Mercadinho do Plátano, das 11:00 às 17:00.

A sempre popular Pista de Patinagem regressa ao Jardim da Avenida da Liberdade, junto ao Lago, para fazer as delícias de miúdos e graúdos, a partir de segunda feira e até ao dia 31 de dezembro, das 14:00 às 19:00.

Além da Pista de Patinagem, serão ainda promovidas atividades desportivas para crianças e jovens, dinamizadas pela Associação de Jovens dos Fortios (Forvijovem) e pela Associação Juventude Carreirense.

A Passagem de Ano será o momento alto da época festiva, com um cartaz eclético e para todas as gerações, para festejar em grande o término de 2023 e o início de um novo ano próspero: no dia 31 de dezembro, a partir das 22;00, no Largo do Mercado Municipal, aproveite para dar um “pezinho de dança” no concerto do popular Zé Pedro Sousa.

Às 24:00, assista ao Fogo-de-artifício, a partir da Igreja do Calvário e da Avenida Manuel Jesus Silva Mendes, na Urbanização de Santana.

Comece da melhor forma o Ano Novo e entre a dançar em 2024, a partir da 01:00, ainda no Largo do Mercado Municipal, com os Dj’s Shannon e João Pereira.

A música e os eventos de qualidade continuarão em 2024, com um programa de luxo no Centro de Artes do Espectáculo, um espaço de referência cultural, a nível nacional.

Assim, logo no dia 4, a partir das 21:30, assista ao concerto gratuito do Trio Contrasti, que nas notas hábeis do violino, harpa e contrabaixo interpretará as valsas mais famosas, de compositores como Strauss, Tchaikovsky, Gounod, Léhar, abrilhantando a chegada do novo ano.

No dia 6 de janeiro, às 21:00, assista ao ansiado Concerto de Reis d’ O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre e dos seus convidados especiais, a Brigada Vítor Jara.

Outro momento alto do novo ano será o popular e intemporal bailado d’ “O Lago dos Cisnes”, no dia 11 de janeiro, às 21:30, adaptado por Petipa da famosa obra de Piotr Tchaikovsky, uma sumptuosa produção que capta toda a beleza e drama do autêntico ballet romântico, um clássico de todos os tempos que apela a todas as gerações.

Finalmente, no dia 13 de janeiro, às 21:30, que melhor forma de iniciar o ano novo, do que com o fabuloso espetáculo, já um clássico no CAE Portalegre, do Strauss Festival Orchestra e Ballet Ensemble, no seu Grande Concerto de Ano Novo, inspirado no tradicional encontro musical que cada ano se celebra em Viena, uma atrativa seleção das melhores valsas, polcas e marchas do imortal Johann Strauss.