
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) teceu duras críticas às condições do Comando Distrital de Portalegre, após uma visita realizada ontem ao local.
De acordo com a ASPP/PSP, as condições degradantes das instalações, aliadas à escassez e envelhecimento do efetivo policial, constituem uma realidade que deveria envergonhar qualquer responsável governativo.
A visita integrou-se na política de proximidade que a direção da ASPP/PSP tem vindo a implementar, visando auscultar, informar e esclarecer os profissionais.
Durante a passagem pela divisão política de Elvas, na parte da manhã, e pelo edifício do Comando Distrital, à tarde, a associação constatou graves problemas infraestruturais. Destaca-se, por exemplo, que os “vestiários”, onde os elementos policiais trocam de roupa, se assemelham a catacumbas, evocações de locais subterrâneos da Roma Antiga.
A ASPP/PSP apelou à sensibilidade e ação do poder político para solucionar as especificidades e fragilidades que afetam o Comando de Portalegre.
Segundo a associação, é imperativo criar condições que permitam uma melhor resposta às dinâmicas sociais e criminais, além de assegurar a dignidade dos profissionais.