Ba

Portalegre: Confraria do Senhor do Bonfim promove Bênção dos Animais

Vacas, ovelhas, cabras, cães e gatos e até galinhas, podem participar na Bênção dos Animais, que vai decorrer, este sábado, pela segunda vez, junto ao Cruzeiro do Senhor do Bonfim, em Portalegre.

A iniciativa, promovida pela Confraria do Senhor do Bonfim, visa celebrar o Dia da Bela Cruz, que se assinala, esta sexta feira. Trata-se de uma das mais antigas tradições litúrgicas, que envolve uma mistura de culturas entre o paganismo e o cristianismo.

O rito consiste em dar as boas-vindas à primavera e a um novo ciclo de vida, decorando as fontes ou os cruzeiros com ramagens e flores variadas em forma de cruz. 

Em declarações à Rádio Portalegre, David Mourato, porta voz da organização da Bênção dos Animais, recordou que na primeira edição da iniciativa contaram com cerca de três dezenas de animais, esperando que o número seja superior este ano.

A Bênção dos Animais tem início agendado para as 11:00 seguindo-se uma caminhada de cerca de dois quilómetros, em que os donos podem levar os animais. Os participantes podem ainda juntar-se a uma feijoada servida nas instalações da Confraria do Senhor Jesus do Bonfim.