Consciencializar acerca do impacto que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem na sociedade, formas de prevenção, identificação de sinais e sintomas e formas de superação, são alguns dos objetivos do “Encontro Portugal AVC – Juntos para Superar”, que vai decorrer, este sábado, em Portalegre.
Em declarações à Rádio Portalegre, a médica, Marta Gôja, do Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para sobreviventes de AVC de Portalegre, indicou que o Encontro é dirigido a sobreviventes de AVC, familiares e cuidadores, profissionais de saúde e outras pessoas com interesse no assunto.
Selma Valente, sobrevivente de AVC, considerou que estas iniciativas são uma mais-valia, sobretudo pela partilha de ideias entre os doentes de AVC, que podem ajudar a minimizar o impacto das sequelas deixadas pela doença.
O “Encontro Portugal AVC – Juntos para Superar”, é promovido pela Associação “Portugal AVC”.
Aberto a todos e de entrada gratuita, este evento vai decorrer durante a manhã, deste sábado, das 09:00 às 12:00, no Mercado Municipal de Portalegre, com várias bancas temáticas, a sensibilizar a população para a temática do AVC.
Da tarde, a partir das 14:00, no Auditório Francisco Tomatas, no Campus Politécnico, além da partilha de testemunhos e de exercícios práticos totalmente inclusivos, vão ser abordados temas relevantes como “O que é a reabilitação (multidisciplinar)?”, “Reabilitação enquanto direito e necessidade: a realidade local”, e “A intervenção dos Cuidados de Saúde Primários no pós-AVC”,