Rp36anos
Eht

Portalegre: estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo como novos apoios ao alojamento

O Turismo de Portugal vai apoiar os alunos da sua rede de escolas de hotelaria e turismo com uma ajuda financeira para suportar os custos de alojamento.

Adicionalmente, todos os alunos que frequentarem estes estabelecimentos de ensino vão ter também direito a alimentação gratuita.

Para Ricardo Dias, assessor técnico da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre, as novas medidas são “muito importantes, particularmente o apoio relativo ao alojamento, porque é sempre uma das dificuldades que os alunos enfrentam e um desafio para os pais conseguirem suportar os custos”.

O mesmo responsável adiantou que este apoio deverá ter impacto no crescimento do número de alunos de outras zonas do país e também do estrangeiro.

O apoio ao alojamento é atribuído mensalmente e pode atingir até 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Destina-se a estudantes que residam a mais de 50 km da escola ou que não disponham de transporte compatível com os horários da formação.

A EHT de Portalegre já conta com cerca de 80 alunos inscritos, para o ano letivo de 2025/2026, de acordo com os resultados da primeira fase. Segundo Ricardo Dias a expetativa aponta para um preenchimento quase total das 140 vagas disponibilizadas.

As inscrições estão a decorrer até 9 de setembro.