Festas

Portalegre: prepare-se para cinco dias de festa

O Jardim da Corredoura, no coração da cidade de Portalegre, volta a ser o palco vibrante das Festas da Cidade, entre os dias 22 a 26 de maio.

Com mais de meia centena de expositores, cinco restaurantes e dezoito tasquinhas, o certame inclui ainda concertos, os tradicionais desfiles de carroças e das Maias, atividades culturais e desportivas.

Em conferência de imprensa, esta segunda feira, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, reiterou que o Jardim da Corredoura é o espaço “ideal” para realizar as Festas da Cidade.

A autarca revelou que as Festas da Cidade, que se mantêm de entrada gratuita, vão custar aos cofres da autarquia cerca de 130 mil euros.

Fermelinda Carvalho destacou ainda o “orgulho” do executivo e a escolha cuidadosa dos artistas para agradar a todas as faixas etárias.

O espaço de gastronomia, que vai servir almoços e jantares, foi melhorado, sendo que este ano os restaurantes vão estar alojados numa tenda.

Na edição de 2024 das Festas da Cidade a autarquia faz também uma aposta forte no cartaz musical de onde se destacam os concertos com Zé Amaro (22 de maio), Buba Espinho com Os Lagóias de Portalegre (23), Dillaz (24) e Matias Damásio (25).

No dia feriado municipal, 23 de maio, em que assinalam os 474 anos da elevação de Portalegre a cidade, os festejos começam com um espetáculo de fogo de artifício às 00:00. No período da manhã destaque para o hastear da bandeira e as habituais honras militares, seguindo-se no Centro de Congressos da Câmara a sessão solene, a partir das 14:00, e às 16:00 o desfile de carroças, ao qual se segue o tradicional desfile das Maias.

As Festas da Cidade de Portalegre, com inauguração marcada para as 18:00 do dia 22 de maio, vão ainda contar com uma zona de diversões que vai funcionar junto ao Mercado Municipal.