
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha, em Portalegre, voltam a realizar-se, este domingo, para manter uma tradição que se perde no tempo e que tem vindo também a perder o fulgor que antigamente a caraterizava.
Em declarações à Rádio Portalegre, António José Barradas, presidente da Confraria de Nossa Senhora da Penha, lamentou que os mais novos não tenham interesse em reavivar esta festa.
Segundo o dirigente, hoje os elementos da Confraria são menos de meia dúzia, o que impossibilita a realização das festas nos moldes do passado, com bailes e animação, evento que costumava reunir largas dezenas de pessoas.
António José Barradas diz no entanto que a tradição é para manter, ainda que numa dimensão menor e resumida à componente religiosa.
Este domingo, a missa está agendada para as 17:00, seguida de procissão, abrilhantada com atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense.
Para segunda feira está agendada a missa de sufrágio pelos Mordomos e Benfeitores falecidos, com inicio às 18:00.
As festas são organizadas pela Confraria de Nossa Senhora da Penha, com o apoio da União de Freguesias da Sé e São Lourenço.