As festas de São Cristóvão, em homenagem ao padroeiro dos automobilistas, regressam este fim de semana, ao bairro do Atalaião, em Portalegre, para dois dias de comemoração e união das componentes religiosa e laica.
Às cerimónias religiosas juntam-se os comes e bebes e a animação musical, numa organização conjunta da Comissão Administrativa da Igreja e do Centro Popular de Trabalhadores de São Cristóvão.
Os festejos começam este sábado, com a abertura da igreja às 20:30, uma vigília de oração às 21:00 e meia hora mais tarde a atuação do Coro da Associação de Solidariedade Social dos Professores. A animação musical tem início marcado para as 22:00, com o músico João Carrilho.
Domingo a celebração da eucaristia, às 17:30, a procissão, que acontece uma hora mais tarde e Benção das viaturas, às 19:00 são os pontos altos das festas.
Em declarações à Rádio Portalegre Lucília Miguéns, da Comissão Administrativa da Igreja de São Cristóvão disse que no ano passado a benção das viaturas contou com cerca de duas centenas de automobilistas.
Este ano as festas contam com a colaboração do Centro Popular de Trabalhadores de São Cristóvão, responsável pelos comes e bebes e animação musical, para o presidente da instituição, Luís Santos, este é “um evento de bairro” que convida todas as pessoas da cidade, para dois dias de convívio no largo junto à igreja de São Cristóvão, uma das zonas “mais bonitas de Portalegre”.
Domingo a animação musical começa às 21:30, com um baile e prossegue com o dj Artur K.