
O Grupo de Apoio de Portalegre (GAP) da Liga Portuguesa Contra o Cancro inaugurou, esta quinta feira, a nova sede, na Quinta Formosa.
A nova casa do GAP foi cedida pela Câmara de Portalegre, que reconhece a importância do trabalho que é feito junto do doente oncológico.
A presidente da Autarquia local, Fermelinda Carvalho, acrescentou que o novo espaço permitiu ainda manter em Portalegre o call center, dedicado ao rastreio do cancro da mama, que conta com uma dezena de colaboradores.
Atualmente o GAP conta com 60 voluntários, que dão apoio a cerca de 200 doentes oncológicos do distrito de Portalegre. Medicamentos, cabazes alimentares e fraldas são exemplos do que é fornecido, para além do acompanhamento psicológico e aconselhamento jurídico.
A coordenadora do GAP, Cristina Bruno, congratulou-se com a nova sede, um espaço “mais digno” para voluntários e doentes.
A nova sede foi inaugurada pela secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Maria Clara Marques Mendes, que em nome do Governo reconheceu o trabalho “fundamental e impactante” que o grupo de apoio desenvolve junto da sociedade, que considerou um “verdadeiro serviço público.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades parceiras do GAP.