
A Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou um alerta à população do distrito de Portalegre para o perigo acrescido de incêndios rurais, devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir na região. As autoridades apelam à prudência e à adoção de comportamentos responsáveis para evitar situações de risco.
Em declarações à Rádio Portalegre, o tenente-coronel David Pires, do Comando Territorial de Portalegre da GNR, destacou que, no âmbito nacional da rede primária de vigilância, o distrito contará com quatro postos de vigia dedicados à deteção precoce de incêndios florestais.
Além destes reforços, a GNR dispõe de duas torres de videovigilância na Serra de São Mamede, permitindo um acompanhamento contínuo das áreas de maior risco. A partir do dia 29 de junho, a rede de vigilância será ampliada com mais dois postos da rede secundária, garantindo assim uma maior capacidade de resposta e prevenção.
Perante o agravamento das condições meteorológicas, a GNR reforça o apelo à população para evitar atividades que possam potenciar ignições acidentais, como queimas e queimadas, e para colaborar na deteção precoce de eventuais focos de incêndio.
