Cabaz Natal

Portalegre: há cada vez mais famílias a pedir ajuda para comer

Todos os dias chegam à Cáritas de Portalegre pedidos de ajuda, de famílias que não conseguem suprir as necessidades básicas.

Segundo Anabela Afonso, da Cáritas de Portalegre, a par do apoio alimentar, as famílias pedem também ajuda ao nível do alojamento, muitas não encontram casa para alugar ou não conseguem pagar o “preço elevado” do arrendamento”.

A Cáritas dá apoio regular a 60 famílias residentes na cidade de Portalegre, mas os pedidos de ajuda contabilizam já mais duas dezenas de agregados familiares.

Com o aumento de pessoas em situação de carência a Cáritas terá, este ano, que angariar mais alimentos para os cabazes de Natal. Sessenta estão garantidos, bem como 78 brinquedos, para as crianças dos agregados familiares apoiados pela Cáritas.

Anabela Afonso explica que esta ajuda só é possível graças à parceria com o programa “Todos Temos Amor Para Dar” do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), que promove a angariação de alimentos e brinquedos.

Até dia 18 de dezembro o programa do IPP “Todos Temos Amor Para Dar” tem pontos de recolha nas escolas de Portalegre e Elvas.

Os cabazes e os brinquedos vão ser entregues às famílias a 20 de dezembro.