
O presidente da Distrital de Portalegre do PS, Luís Testa, destacou Júlio Miranda Calha como “a grande figura política do distrito de Portalegre no pós 25 de Abril”.
A declaração foi feita, sábado, durante uma homenagem póstuma, em Portalegre, que reuniu amigos e familiares do político, falecido em 2020.
Arménio Toscano, amigo próximo de Miranda Calha, exaltou o caráter “sério e honrado” do homenageado, sublinhando que o legado deixado por ele “deve ter continuidade”.
Nascido em Portalegre, Miranda Calha teve uma carreira multifacetada, atuando na educação, jornalismo e política. Foi fundador do Sindicato dos Professores do Distrito de Portalegre, diretor do semanário “A Rabeca” e cofundador da Rádio Portalegre.
Na política, destacou-se como um dos nomes mais respeitados após a Revolução de 25 de Abril, sendo eleito deputado à Assembleia da República por 13 vezes e ocupando cargos de secretário de Estado em diversas pastas.
Pelo seu inestimável serviço à nação, Miranda Calha foi amplamente reconhecido. Recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, e a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro pelo município de Portalegre, entre outras distinções.