Logo35anos
Biorresíduos (1)

Portalegre: já arrancou a recolha seletiva de biorresíduos no concelho

Já arrancou a recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Portalegre. Em comunicado, a Câmara de Portalegre adianta que o processo começou pelos grandes produtores, tais como restaurantes, escolas, unidades de saúde e IPSS, sedeadas na União de Freguesias de Sé e São Lourenço, Ribeira de Nisa e Carreiras, Alagoa e Fortios.

Segundo a autarquia local, a curto prazo, serão distribuídos contentores pela via pública, de forma a dar resposta à população em geral.

Em declarações à Rádio Portalegre, Laura Galão, vice presidente da Câmara, deixou um apelo à mobilização dos munícipes, residentes nas freguesias abrangidas, para que colaborem na separação dos biorresíduos e procedam ao levantamento dos contentores que ainda se encontram disponíveis no Serviço de Atendimento da Câmara Municipal de Portalegre e nas Juntas de Freguesia.

Laura Galão assegurou ainda que há contentores em quantidade suficiente para todas as freguesias.

Para os consumidores domésticos estão disponíveis mais de 11.600 contentores de 10 litros, numa primeira fase destinados à população residente na União das Freguesias da Sé e São Lourenço, Ribeira de Nisa e Carreiras, Alagoa e Fortios.

Aos consumidores não domésticos, onde se incluem restaurantes, escolas, hotéis e IPSS, vão ser distribuídos 233 contentores de 240 litros e na via pública vão ser colocados 1.441 contentores de 360 litros.

O novo sistema de recolha seletiva, inserido no projeto “Portalegre e os Borresíduos” implicou um investimento de cerca de 750 mil euros, financiado por fundos comunitários.