
Marta Martins da empresa Sonho Doce, voltou a conquistar o título “Melhores dos Melhores” com os rebuçados de ovo de Portalegre.
Natural de Portalegre, a jovem doceira, que já tinha alcançado este título em 2019, repetiu o feito este ano, consagrando a mestria na confeção dos tradicionais rebuçados.
Em declarações à Rádio Portalegre, Marta Martins, confessou que “não foi fácil” acertar o ponto de um doce que é feito apenas com três ingredientes: água, gemas e açúcar.
Dedicada à doçaria Conventual há mais de uma década, Marta Martins, congratulou-se com o reconhecimento da sua arte e sublinhou que a receita dos rebuçados de ovo deve ser preservada e transmitida às novas gerações.
Os rebuçados de ovo Sonho Doce de Portalegre conquistaram o título de “Melhores dos Melhores” no 14º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa promovido pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal.
O doce, com origem no Convento de Santa Clara, em Portalegre, remonta ao século XVIII, quando as freiras utilizavam as gemas que sobravam do uso das claras para clarificar vinho ou engomar roupas.