438716961 1368918997234664 1507838127694596334 N

Portalegre: Ministra da Administração promete mais dinheiro para atrair mais jovens para as forças de segurança

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anunciou, esta terça feira, ser intenção do Governo encetar um processo para atrair mais jovens para as forças de segurança, designadamente por via da revisão remuneratória.

Margarida Blasco, que falava, em Portalegre, na cerimónia de Compromisso de Honra de 306 novos militares da GNR, disse ainda que o Governo está ciente das necessidades de investimento nas forças de segurança, nomeadamente em meios técnicos, operacionais e infraestruturais, e principalmente em recursos humanos.  

Sobre a construção da nova Escola de Formação da GNR em Portalegre, a governante foi de poucas palavras, mas garantiu ser intenção do Governo dar continuidade ao projeto, que ainda aguarda o visto do Tribunal de Contas.

Na cerimónia, que decorreu na Avenida Movimento das Forças Armadas, destaque ainda para o alerta deixado pelo Comandante Geral da GNR, Rui Veloso, de que o número de recursos humanos nas forças de segurança, em particular na GNR, continua aquém das necessidades.

Referente ao 53.º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana (GNR), a cerimónia decorreu ao final da manhã desta terça feira e marcou o final de um período de formação dos Guardas Provisórios e o início da atividade profissional dos novos militares da Guarda.

O curso teve a duração aproximada de dez meses, período em que foram ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplou ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios as competências para o exercício das funções da GNR.