Museu Da Tapecaria Guy Fino 82

Portalegre: Museu da Tapeçaria – Guy Fino celebra 23 anos

Dois espetáculos de videomapping e a inauguração da exposição “Donde las flores se convierten” são os destaques das comemorações do 23º aniversário do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.

As celebrações arrancam, este domingo, a partir das 09:30 e até às 18:00, com uma visita livre ao Museu e à exposição temporária “A Gare Marítima de Alcântara”, por Almada Negreiros.

O primeiro espetáculo de videomapping, subordinado ao tema “Tapeçaria de Portalegre: a História, o Processo e a Obra, principia às 22:15.  

O programa comemorativo de segunda feira integra o espetáculo musical “Viagem”, protagonizado pela Banda Euterpe e pela soprano Filomena Silva, agendado para as 21:30.

As comemorações fecham, a partir das 22:15, com a repetição do espetáculo de videomapping exibido no dia anterior.

Instalado na antiga casa nobre da família Caldeira Castelo-Branco, o Museu da Tapeçaria de Portalegre é um museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional, representado pelas Tapeçarias de Portalegre.

São dois os seus núcleos distintos, sendo que num deles se apresenta a componente histórica relativa à Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, bem como os processos técnicos de execução da Tapeçaria em si; o outro, em contrapartida, dedica-se à apresentação exclusiva de obras de tapeçaria, seguindo a cronologia da Tapeçaria de Portalegre, desde o seu nascimento, em finais dos anos 40 do século XX, até à atualidade.