O Museu da Tapeçaria de Portalegre recebeu 230 mil visitantes desde que foi inaugurado há 23 anos, sendo que, anualmente, “25%” dos visitantes são turistas estrangeiros.
Em declarações à Rádio Portalegre, a vereadora da Câmara de Portalegre, Laura Galão, disse que o museu, que assinala este domingo e segunda-feira, o 23.º aniversário, “é de longe” o espaço museológico mais visitado do concelho.
Laura Galão assinalou ainda que continua em curso o procedimento de classificação do museu como monumento de interesse municipal.
As celebrações dos 23 anos do Museu da Tapeçaria de Portalegre arrancam, este domingo, a partir das 09:30 e até às 18:00, com uma visita livre ao museu e à exposição temporária “A Gare Marítima de Alcântara”, por Almada Negreiros.
Pelas 16:30 vai ser inaugurada a exposição “Donde Las flores se convierten…”, seguindo-se ás 22:15, um espetáculo de ´videomapping`, subordinado ao tema “Tapeçaria de Portalegre: a História, o Processo e a Obra”.
Para segunda-feira está agendado o espetáculo musical “Viagem”, protagonizado pela Banda Euterpe de Portalegre e pela soprano Filomena Silva, com inicio pelas 21:30.
As comemorações fecham, a partir das 22:15, com a repetição do espetáculo de ´videomapping` exibido no dia anterior.