
O distrito de Portalegre esteve na rota de uma grande operação internacional que culminou na detenção de nove pessoas e na apreensão de mais de 6,5 toneladas de tabaco e 77.000 cigarros.
Este golpe significativo contra uma rede criminosa de contrabando de tabaco envolveu infraestruturas logísticas localizadas em vários distritos de Portugal, incluindo Portalegre, bem como em cidades espanholas.
A investigação, conduzida pela GNR em parceria com a Europol e outras autoridades internacionais como a Guardia Civil e a Polícia Nacional de Espanha, estendeu-se por 18 meses, revelando uma organização com ramificações em diversos países da União Europeia, como França e Itália.
Entre os métodos de operação, destacaram-se o transporte de folhas de tabaco em reboques alugados, o uso de criptomoedas para branqueamento de capitais e o armazenamento rotativo para evitar a deteção por parte das autoridades.
No âmbito da operação, desenvolvida pela GNR e pelas autoridades espanholas, foram realizadas 56 buscas em residências, quintas e armazéns.
Além disso, foram apreendidos 18 veículos, maquinaria para processamento de tabaco e diversos dispositivos eletrónicos que poderão fornecer provas essenciais no processo judicial em curso.