O secretário de Estado da Administração Interna disse esta sexta-feira, em Portalegre, que o projecto de execução do novo centro de formação e comando territorial da GNR de Portalegre aguarda o visto do Tribunal de Contas.
O novo Centro de Formação e do Comando Territorial de Portalegre da GNR é uma obra classificada pelo secretário de Estado, Telmo Correia, como um projecto “âncora”, mas também “fundamental, importante e interessante”.
Telmo Correia falava aos jornalistas em Portalegre, à margem da cerimónia de juramento de bandeira de 324 novos soldados da GNR, que integram o 55. curso de formação de guardas, constituído por um total de 457 formandos.
O actual Centro de Formação da GNR em Portalegre está instalado no Convento de São Bernardo, ao abrigo de um protocolo de cedência entre os ministérios da Defesa e da Administração Interna.
As novas instalações do centro de formação e do destacamento territorial ocuparão um terreno de 11 hectares, na zona industrial, contando a obra com um investimento de 25 milhões de euros.
Nesta fase já estão concluídas por parte do município as obras de infraestruturação e as acessibilidades, bem como a cedência do espaço.
O investimento da Câmara de Portalegre neste projecto, que implicou também a expansão da zona industrial, foi de três milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.