Psp 146

Portalegre: “num dos distritos mais seguros do país” a criminalidade geral aumentou 5%

Nos concelhos de Portalegre e Elvas, área de jurisdição da Polícia de Segurança Pública (PSP), a criminalidade geral aumentou 5% e a criminalidade violenta e grave diminuiu 3,1%, em 2023, face ao mesmo período do ano anterior.

Os dados foram divulgados, esta sexta feira, durante a sessão solene que assinalou os 146 anos do Comando Distrital da PSP de Portalegre.

Apesar do aumento da criminalidade geral, o Comandante Distrital da PSP de Portalegre, Manuel Carrilho, sublinhou que “o distrito de Portalegre continua a ser um dos mais seguros do país, ficando apenas a perder para os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real”.

Manuel Carrilho chamou ainda a atenção para a necessidade de mais efetivos, frisando que o Comando Distrital da PSP de Portalegre é “um dos mais depauperados”.

Também a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, chamou a atenção para a necessidade do reforço de efetivos, esperando que o Comando do Alto Alentejo seja lembrado quando for articulada a distribuição de novos elementos pelo país.

A cerimónia contou com a presença do Diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, que reafirmou o compromisso de priorizar o bem estar de todos os polícias, procurando garantir melhores condições sócio profissionais e financeiras, assegurar o equipamento adequado e uma formação de qualidade.

A comemoração dos 146 anos do Comando Distrital da PSP de Portalegre, que decorreu no Centro de Artes e do Espetáculo (CAE), contou ainda com imposição de condecorações.