Logo35anos
Outubro Rosa

Portalegre: Outubro Rosa alerta para a prevenção do cancro de mama

A incidência do cancro de mama continua a aumentar e a afetar mulheres cada vez mais jovens, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos.

A coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre (GAP), da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Cristina Bruno, chama a atenção para esta realidade e sobretudo para a necessidade da prevenção, uma vez que a deteção precoce deste tipo de cancro tem uma elevada taxa de cura.

Segundo a dirigente, atualmente o GAP dá apoio a cerca de 30 mulheres, com cancro de mama.

Cristina Bruno falava à Rádio Portalegre no âmbito do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção do cancro de mama, que inclui várias atividades, desde palestras nas empresas e caminhadas.

Na capital do Alto Alentejo a chamada “Caminhada Rosa” costuma juntar cerca de oitocentas pessoas, um número importante para a angariação de fundos, canalizados para o apoio ao doente oncológico.

Este ano o evento está agendado para as 15:00 deste domingo, com início na Rua de Olivença.

Os dados mais recentes sobre o cancro da mama, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde e referentes a 2022, em Portugal, estimam que cerca de 9.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 tenham morrido com esta doença.