Mais de quatro dezenas de doceiros e licoreiros vão participar na 22ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que vai decorrer de 19 a 21 de abril.
Pasteis de Santa Clara, toucinho do céu, fartes, manjar branco, sopa dourada ou rebuçados de ovo, são alguns dos doces que prometem fazer as delicias dos visitantes.
O certame, promovido pela Câmara de Portalegre, vai decorrer no Mosteiro de S. Bernardo e tem como objetivo prioritário divulgar o património gastronómico e valorizar o trabalho dos doceiros do concelho.
O evento é composto por uma exposição de homenagem a Judite Cardoso “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, bem como concursos de Doçaria Conventual e Licor Tradicional, o concurso da Boleima de Portalegre, que é aberto à participação da população, e sessões de showcooking.
A animação é outra das componentes da feira que integra apontamentos musicais com a Banda da Sociedade Musical Alegretense, alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano, espetáculos com o Grupo de Cantares de Portalegre “O Semeador”, o Grupo de Cante “Os Lagóias”, O grupo CantAlagoa, e uma Noite de Fados com os fadistas Dina Valério e Manuel Baptista, acompanhados por Hugo Ramos na guitarra portuguesa, e na viola de fado, Miguel Monteiro.
Destaque ainda para o espetáculo “Sintonias”, uma coprodução artística da Escola de Artes do Norte Alentejano. Ao piano, o Professor José Raimundo, nos violinos, Tamara Torres e Rui Ramos e na voz, a convidada soprano, Filomena Silva.
A inauguração da feira está agendada para as 18:30 do dia 19 de abril.