Logo35anos
Img 3217

Portalegre/Feira Cebolas: Pisão, GNR e ligação por autoestrada marcam discurso do ministro Adjunto e da Coesão Territorial

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, garantiu que a Barragem do Pisão, no concelho do Crato, vai ser construída, independentemente da origem do financiamento.

O governante, que falava, esta quinta feira, na inauguração da Feira das Cebolas, em Portalegre afirmou que “se chegar a ser evidente, que é impossível construir a barragem dentro do prazo que está fixado como limite, de obras financiadas pelo PRR, não estará a causa a construção da barragem, mas pode estar em causa a origem do dinheiro que vai financiar a barragem”.

Sobre a construção da nova escola e do comando da GNR, na zona industrial de Portalegre, o ministro adjunto e da Coesão Territorial, disse que o processo “tem estado parado no Tribunal de Contas”, no entanto adiantou que espera que a obra possa ser adjudicada ainda este ano.

Respondendo às reivindicações da autarca de Portalegre, sobre a ligação da capital do Alto Alentejo por autoestrada, Manuel Castro Almeida não assumiu compromissos, mas disse que há “boa vontade” do Governo para procurar uma solução.

No discurso que inaugurou a Feira das Cebolas, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, aproveitou a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial para reivindicar investimentos que considera essenciais aos desenvolvimento do distrito e que “competem ao Governo”.

A título de exemplo, a autarca disse não abdicar da “necessidade urgente de da construção de uma via rápida” que ligue Portalegre a Lisboa.

Em relação à edição de 2024 da Feira das Cebolas, Fermelinda Carvalho lembrou que este é um evento com mais de dois séculos e que é “expressão da identidade” de Portalegre, com uma mostra de atividades económicas, da produção e do dinamismo do concelho.

O evento, que decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre e nas instalações do NERPOR e da Associação dos Agricultores, conta com a presença de cerca de 130 expositores, entre os quais 40 dedicados à exposição de bovinos e ovinos.

A animação musical é outra das fortes componentes da feira, que abriu quinta feira com Chaito Y Palo Santos, com Miguel Azevedo, esta sexta feira, Mishlawi  e Tony Carreira, no sábado.

Á semelhança do que aconteceu no ano passado, vão ser disponibilizados autocarros dos SMAT, de ida e volta, para o Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.