Ipp

Portalegre: Politécnico assinala Semana da Ciência e da Tecnologia

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai associar-se à Semana da Ciência e da Tecnologia, com várias ações, a decorrer a partir de segunda feira (dia 20 de novembro), na Escola Superior Agrária de Elvas (ASAE).

A primeira atividade, o Seminário “Investigação em Olival e azeite na Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre, uma década de trabalhos ao serviço da fileira” decorrerá segunda feira, no auditório desta escola. Esta ação pretende dar a conhecer os vários projetos de investigação em que estiveram envolvidos os vários investigadores e alunos da ESAE, apresentando os resultados mais relevantes para a fileira. Segue-se uma mesa redonda com perspetivas provenientes da vertente produtiva, da investigação e da promoção do setor, designadamente através da presença de José Maria Falcão da Associação de Olivicultores da Região de Elvas/Azeitonices, Gonçalo Tristão do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e António Cordeiro do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Terça feira, o foco incidirá no debate sobre assuntos sócio-científicos: alimentos transgénicos, parques zoológicos.

A meio da semana, quarta e quinta feira, realizar-se-á um laboratório aberto e trabalho de campo com sangue de aves e um workshop “Caça aos vetores de doenças – carraças e doenças zoonóticas”.

A semana terminará com duas outras iniciativas, a apresentação e divulgação do anuário académico do IPP 2023 e com o webinar “Como depositar no Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) a partir do CiênciaVitae”.

As iniciativas assinalam o dia nacional da cultura científica, estabelecido no dia 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

PUBLICIDADE