O Politécnico de Portalegre está cada vez mais perto de obter a designação de Universidade, na sequência da aprovação de três doutoramentos.
De acordo com o anúncio, feito pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, a instituição viu aprovados os doutoramentos em Agricultura Sustentável, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa; Economia Circular, em parceria com a Universidade de Évora e Hidrogénio e Gases Renováveis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro (Brasil).
Para Luís Loures, que falava, esta segunda feira, na cerimónia que assinalou os 44 anos do Politécnico, a aprovação destes ciclos de estudo tem uma “importância estratégica”, uma vez que é uma das exigências referida pela tutela para possibilitar a alteração da designação para Universidade Politécnica, essencial para a crescente afirmação da instituição a nível nacional e internacional.
Na cerimónia, o dirigente sublinhou que o Politécnico tem atualmente uma comunidade académica com mais de 4 mil estudantes.
Luís Loures destacou ainda que o Politécnico de Portalegre tem em curso obras de construção, ampliação e requalificação de edifícios que ascendem a mais de 22 milhões de euros, que vão permitir que o Politécnico, até ao final do presente ano letivo conte com mais de 600 camas, um nova escola de Pós Graduação, novos espaços de cowork e salas de estudo abertas 24 horas por dia sete dias por semana, tanto no Campus como no centro da cidade, novos espaços de convívio, recreio, desporto e lazer.
O dirigente acrescentou ainda que a instituição tem mais de cinquenta projetos de investigação e inovação ativos, num financiamento global de mais de 30 milhões de euros, onde o financiamento internacional representa 60 por cento, “o que é, por si só é demonstrador da capacidade do na captação de financiamento competitivo a nacional e internacional”.
A cerimónia, que decorreu no Campus Politécnico contou ainda com intervenção do presidente do conselho geral, Hugo Hilário e da presidente da associação académica Catarina Teixeira.
A comemoração dos 44 anos do Politécnico integrou uma homenagem póstuma ao professor da Escola Superior de Saúde, António Arco.