30688373 1712645398812290 5270021118114136064 N

Portalegre: Sabores e Sons do Alto Alentejo

A vereadora da Câmara de Portalegre, Laura Galão, apontou a doçaria, a par da gastronomia, instrumentos fundamentais para a promoção e divulgação do território.

Laura Galão assinalou ainda que a Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que este ano se realiza de 19 a 21 de abril, é um dos eventos que mais turistas atrai, e melhor promove o concelho.

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que vai na 22ª edição, vai contar com a participação de 45 doceiros e licoreiros, de vários concelhos do Alto Alentejo, mas também de outros pontos do país, nomeadamente Ovar, Arouca, Alcobaça, Tentúgal, Alvaiázere, e Évora.

O evento é composto por uma exposição de homenagem a Judite Cardoso “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, bem como concursos de Doçaria Conventual e Licor Tradicional, o concurso da Boleima de Portalegre, que é aberto à participação da população, e sessões de showcooking.

Promovida pela Câmara de Portalegre, a feira vai decorrer no Mosteiro de S. Bernardo e engloba ainda uma aposta interessante na animação musical, sobretudo em grupos do concelho.

O programa inclui apontamentos musicais com a Bandada Sociedade Musical Alegretense, alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano, espetáculos com o Grupo de Cantares de Portalegre “O Semeador”, o Grupo de Cante “Os Lagóias”, O grupo CantAlagoa, e uma Noite de Fados com os fadistas Dina Valério e Manuel Baptista, acompanhados por Hugo Ramos na guitarra portuguesa, e na viola de fado, Miguel Monteiro.

Destaque ainda para o espetáculo “Sintonias”, uma coprodução artística da Escola de Artes do Norte Alentejano. Ao piano, o Professor José Raimundo, nos violinos, Tamara Torres e Rui Ramos e na voz, a convidada soprano, Filomena Silva.

A inauguração da feira está agendada para as 18:30 do dia 19 de abril.